O uso de dicionários nas aulas de Português 1 da Universidade dos Andes
- Tesis/Trabajos de Grado [114]
2022-06-10
Esta pesquisa nasceu da necessidade e interesse em saber se os alunos de línguas usam dicionários e como os utilizam. Este é um tema de interesse por parte do redator deste ensaio, pois há uma noção geral de que o uso dessa ferramenta pode ser prejudicial para os alunos. No entanto, acredita-se também que isso pode trazer benefícios, que já se refletem na sala de aula. Para delimitar o campo de trabalho, optou-se por focar nos alunos do curso de Português 1, da Universidade dos Andes. Posteriormente, foi criado o Marco Teórico, onde foram consultados escritos acadêmicos que falavam um pouco sobre o assunto da redação, de forma a ter um contexto ainda mais amplo do assunto a ser tratado. Posteriormente, foi escrita a Metodologia, onde é explicado o processo de criação do ensaio. Depois se obteve a Análise dos resultados, que é a parte mais importante da redação. Para tal, foi criado um questionário para que os alunos de Português 1 respondessem a determinadas questões, e desta forma soubessem qual é o uso que dão aos dicionários na sala de aula. O produto final deste ensaio foi a criação de um minidicionário como uma proposta de apoio ao material dos cursos de Português 1 da Universidade dos Andes. Esta investigación nació de la necesidad e interés de saber si los estudiantes de lenguas usan diccionarios y cómo los usan. Este es un tema de interés para el autor de este ensayo, ya que existe la noción general de que el uso de esta herramienta puede ser perjudicial para los estudiantes. Sin embargo, también se cree que esto puede traer beneficios, que se ven reflejados en el aula. Para delimitar el campo de trabajo, se decidió enfocarse en los estudiantes del curso de Portugués 1 de la Universidad de los Andes. Posteriormente, se creó el Marco Teórico, donde se consultaron escritos académicos que hablaron un poco sobre el tema de la escritura, con el fin de tener un contexto aún más amplio del tema a abordar. Posteriormente, se redactó la Metodología, donde se explica el proceso de creación del ensayo. Después, se obtuvo el Análisis de los resultados, que es la parte más importante del escrito. Para ello, se creó un cuestionario para que los alumnos de Portugués 1 respondieran a determinadas preguntas, y así saber qué uso le dan a los diccionarios en el aula. El producto final de este ensayo fue la creación de un minidiccionario como propuesta de apoyo a la materia de los cursos de Portugués 1 en la Universidad de los Andes.